- Gestão do relacionamento com os clientes actuais
- Geração de novas oportunidades de negócio através da captação de clientes potenciais
A gestão do relacionamento com os clientes é de extrema importância pois deve assegurar o acompanhamento dos actuais clientes de modo a confirmar a sua satisfação com a oferta da empresa e ao mesmo tempo garantir que estão pouco abertos a aceitar os assédios dos concorrentes.
A gestão do relacionamento faz-se recorrendo a ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que asseguram o acompanhamento do ciclo de vendas desde a aquisição dos novos clientes até ao fecho dos negócios com sucesso.
As ferramentas de CRM permitem também avaliar o potencial de acções de upselling e cross-selling junto dos clientes actuais e gerir as campanhas de marketing adequadas à concretização dessas acções através de email marketing e telemarketing. Permitem também desencadear campanhas de captação de clientes potenciais.
A geração de novas oportunidades de negócio pode ser iniciada através de campanhas suportadas pelas ferramentas de CRM e através de páginas de destino que captura informação básica sobre os visitantes dos sites ou loja online da empresa quando acedem a determinados conteúdos previamente criados e disponibilizados com o objectivo de capturar informação de novos clientes. A publicidade online também é uma forma eficaz de captação de novos clientes.
Desde a primeira visita do potencial cliente ao site ou loja online da empresa até á formalização de uma encomenda ocorre um ciclo de venda que deve ser integrado com o CRM para possíveis contactos de desenvolvimento de negócio ou envio de e-mails de incentivo à encomenda.
Para obtenção de economias de escala, o processo de captação de novos clientes deve ser dinamizado através de ferramentas de automatização de marketing que envia e-mails de incentivo automaticamente e que gera alertas para contactos de telemarketing.
É imprescindível que se proceda à medição analítica dos resultados destas acções para assegurar que se está a agir correctamente e para implementar melhorias que se afigurem necessárias.
Consultor de empresas
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