Entre outras actividades, este técnico de informática ajudava os utilizadores a ultrapassar a resposta aquelas mensagens inesperadas que vão aparecendo em qualquer computador. As respostas erradas têm causado graves problemas na operacionalidade das empresas.
Além destas responsabilidades básicas, o técnico de informática também prestava outros serviços de assistência informática às empresas:
- Reparação de problemas de hardware;
- Adição de novos componentes nos computadores, tais como placas de rede, placas gráficas, extensões de memória e substituição ou adição de discos rígidos;
- Instalação e configuração de redes de computadores por cabo ethernet ou por wireless;
- Instalação e actualização de sistemas operativos windows, linux e mac;
- Criação e manutenção de sites e lojas online;
- Selecção e compra de novos equipamentos e negociação de condições com fornecedores;
- Selecção e compra de programas de software aplicáveis à operação da empresa;
- Renovação e negociação de contratos de prestação de serviços;
- Etc.
Actualmente as empresas estão empenhadas em reduzir ao mínimo as despesas com pessoal, pelo que algumas deixaram de ter o técnico de informática para prestar a assistência informática à empresa. Passaram a recorrer aos conhecimentos pontuais de outros colaboradores que em situação de crise tentam desenrascar.
Algumas dessas empresas já perceberam o prejuízo associado à indisponibilidade dos sistemas informáticos. Toda as operações da empresa, especialmente as funções do departamento de vendas, são afectadas pela paragem dos computadores.
Aquelas que estão altamente empenhadas em resultados e que dependem da informática já optaram por entregar a assistência informática da empresa a entidades responsáveis e competentes que através de um outsourcing do departamento de informática garantem a operacionalidade da empresa.
As empresas que vamos encontrar no mercado de amanhã dependem da informática para desenvolver o seu modelo de negócio e garantir a rentabilidade para os seus investidores. Estas empresas não correm riscos amadores e garantem a assistência informática da empresa através do outsourcing do departamento de informática.
ASCMI