quarta-feira, agosto 21, 2013

Como comprar um sistema de facturação

De acordo com a legislação todas as empresas são obrigadas à emissão de factura quando efectuam transmissões de bens ou procedem à prestação de serviços, independentemente da sua forma jurídica, entre as quais as mais conhecidas são:
  • Sociedades anónimas;
  • Sociedade por quotas;
  • Empresários individuais.

Dependendo do sector de actividade da empresa, assim será o tipo de facturação que usa. Existem vários tipos de sistemas de facturação, tais como:
  • Software de gestão comercial - usado por empresas que trabalham normalmente em escritórios;
  • Software para lojas de retalho - usado por empresas que fazem a típica venda ao balcão ou através de caixa de saída como é o caso dos supermercados;
  • Software para restaurantes - usado por restaurantes e cafetarias com gestão de pedidos para a cozinha e controlo dos serviços entregues nas mesas;
  • Software para hotelaria - usado por hotéis, alojamentos locais, pensões, residenciais, casas de férias, turismo rural, etc.;
  • Software para vendedores ambulantes e outras actividades em mobilidade - usado por empresas que operam em unidades móveis ou em feiras, normalmente chamados de vendedores ambulantes.
Quando pensamos no estudo e implementação de sistema de facturação / POS temos de considerar os seguintes elementos básicos que compõem o sistema: o hardware, o software, os serviços de instalação e implementação, e finalmente a assistência informática pós-venda.


No hardware consideramos:
  • Computador, POS, Registadora ou Tablet - o primeiro é um conjunto modular composto pelo processador, o monitor e o teclado, enquanto no segundo temos uma solução compacta em que o processador e o monitor fazem parte do mesmo equipamento ao qual é adicionado um teclado. Em casos mais criativos podemos encontrar o teclado embutido como é o caso das registadoras modernas que não são mais do que um computador dissimulado para enganar as mentes que têm medo dos computadores. Nos casos de Facturação em Mobilidade pode ser um PDA ou um Tablet;
  • Monitor - é usado no mesmo equipamento nos casos dos POS Compactos e registadoras ou separado no caso de usarmos um computador. Nos Pontos de Venda aconselha-se o uso de um monitor touchscren que facilita em muito o atendimento;
  • Impressora - esta costuma ser em formato A4 para o caso das empresas que usam a Gestão Comercial para facturar mas normalmente usam-se impressoras de talão no caso da facturação no Ponto de Venda ou POS. Nos casos de Facturação em Mobilidade usam-se pequenas impressoras portáteis que podem ser colocadas à cintura e que normalmente comunicam com o computador por wireless;
  • Visor de Cliente - É um elemento que estimula a confiança do cliente na altura de fazer o pagamento e evita dúvidas a relação à conta;
  • Gaveta do Dinheiro - este elemento é indispensável nos casos de Ponto de Venda ao balcão ou por caixa de saída, seja por questões de segurança ou por comodidade da operação. Noutras actividades, por vezes improvisa-se a localização do dinheiro, às vezes com consequências desagradáveis;
  • Leitor de Código de Barras - usado por empresas que vendem grandes quantidades de produtos individualmente, facilitando a gestão dos stocks e prevenindo erros associados;
  • Balança - este equipamento é necessário para ramos de actividade que vendam produtos a peso, como por exemplo as mercerias, os mini-mercados e os supermercados.

No software precisamos de:
  • Sistema Operativo - é o software que gere o computador e os periféricos associados como o monitor, o teclado e a impressora. Existem ambientes Windows, dos quais o mais recente é o Windows 8, mas o Windows 7 continua ainda a ser o mais usado. Quando queremos poupar o custo do sistema operativo podemos optar por um ambiente Linux, sendo o Ubuntu o mais usado para este tipo de soluções;
  • Software de Facturação - este software pode ter dois componentes: o backoffice e o frontoffice. O backoffice é usado nas soluções de Gestão Comercial enquanto o frontoffice é indispensável num Ponto de Venda moderno. Existem várias marcas deste tipo de software, provenientes de fabricantes multinacionais e nacionais, entre os quais destacamos: itBase, Ponto 25, Sage, WinRest, Wintouch, XD e ZoneSoft. Ao comprar uma licença adquirimos o direito de utilização do software, visto que ele é sempre propriedade do fabricante, tal como regula a legislação sobre direitos de autor. Quando adquirimos a licença, normalmente temos direito a actualizações gratuitas durante um ano, mas que não inclui os serviços necessários para proceder à sua instalação;
  • Software de Produtividade - este software é opcional mas se queremos escrever cartas, fazer cálculos complexos, criar apresentações ou ter um gestor de email, o Microsoft Office tem o Word, o Excel, o Powerpoint e o Outlook que facilitam essas tarefas.

Quanto a assistência informática precisamos:
  • Serviços de Instalação - é o trabalho de instalar o software de sistema operativo e o software de facturação de modo a ficar configurado para o conjunto do nosso equipamento;
  • Serviços de implementação - é a tarefa de criar as famílias de produtos e inserir os produtos que vamos vender. Cada ramo de actividade e cada empresa tem particulares únicas em relação a outras empresas. Basta pensar no simples pormenor das empresas praticarem preços livres.

Na assistência informática temos normalmente as seguintes opções:
  • Avença de Assistência Informática - normalmente o preço é por posto de trabalho, para um período de cobertura entre as 9h e as 19h dos dias úteis, com um número específico chamadas por mês, com um sistema de assistência através de helpdesk online e com suporte remoto, o que implica ter internet sempre activa. O suporte remoto evita o pagamento de deslocações e torna a resposta do serviço mais rápida. Se queremos estar descansados, esta opção é a melhor para minimizar imprevistos. É um bom investimento que nos deixa tranquilos. Ao fim do dia vamos para casa e no outro dia quando voltamos está tudo actualizado e funcional;
  • Pagamento à tarefa - como por exemplo contratar a instalação de uma actualização do software de facturação. Normalmente é necessário recorrer a este tipo de serviço várias vezes durante o ano pelo que acaba por ficar mais caro do que contratar uma avença de confiança;
  • Pagamento à hora - Esta opção é comparável ao chamar os bombeiros. Não se sabe quando vamos ser servidos, quanto vamos pagar nem quando vamos ter o sistema de novo em funcionamento.

Existem várias empresas no mercado a comercializar sistemas de facturação mas nem sempre as soluções mais baratas são as melhores. Aplica-se o ditado de "O barato sai caro". Por vezes para ganharem o negócio omitem informação sobre todos os componentes possíveis que depois se tornam em despesas imprevistas.

A existência de uma loja online disponibilizada por uma empresa especialista na área permite-nos simular a compra do sistema de facturação, seleccionando as melhores opções que se adaptem às nossas necessidades e à nossa disponibilidade financeira.

Procure sempre uma empresa especialista.

Consultor de Marketing e Informática

terça-feira, agosto 20, 2013

Avença de Manutenção Informática

Avença de Manutenção Informática

Alguns dos problemas que costumam acontecer com frequência quando os computadores não são actualizados regularmente são:
  • O sistema operativo fica parado com o ecrã azul sem dar nenhuma informação sobre o que se está a passar;
  • O computador reinicia de repente fazendo-nos perder o trabalho que estamos a fazer;
  • O computador fica muito lento;
  • O Internet Explorer ou Google Chrome dá aquela mensagem pouco divertida do "Bolas" quando tentamos aceder a uma página porque o computador está lento;
  • Fechos inesperados dos programas com a consequente perda dos dados;
  • Etc.
Essas situações podem ser provocadas tanto por avarias de hardware como por deficiências no software, inclusivamente por faltas de actualização do mesmo.

Há quem defenda que reformatar o PC resolve tudo. Não é verdade! Apenas repõe o computador com o software inicial que ele tinha aquando da sua compra. Logo que o ligamos, o sistema operativo começa a instalar incessantemente actualizações do Windows Update. Além disso temos de reinstalar todos os programas que lá tínhamos e recarregar as cópias de segurança que antes tivemos de fazer. Só estamos a adiar a verdadeira resolução do problema.

Quem já não tentou enviar uma declaração fiscal no Portal das Finanças, no último dia do prazo, e de repente lhe apareceu uma mensagem a informar que o Java está desactualizado.

O que na realidade precisamos é de assistência informática especializada para diagnosticar o problema e implementar a correcção certa.

Nos momentos críticos não é fácil encontrar de imediato um técnico credenciado que nos resolva o problema. Actualmente existem algumas empresas que prestam assistência informática remota na hora, com a vantagem de não termos de pagar despesas de deslocação.

Se o nosso negócio depende da informática para o seu funcionamento total temos de garantirmos a disponibilidade desse serviço de assistência informática remota.

Podemos sempre comprar esses serviços à hora ou à tarefa mas podemos ter de ficar à espera da vez e sermos atendidos e os custos do serviço são sempre imprevisíveis pois uns problemas levam mais tempo a resolver que outros.

O ideal é contratarmos uma avença de manutenção informática que nos deixe descansados.

Normalmente esses serviços de avença de manutenção informática tem as seguintes características:
  • O preço é estipulado por posto de trabalho
  • O período de cobertura é entre as 9h e as 19h dos dias úteis
  • Inclui normalmente 4 chamadas por mês
  • Os pedidos de assistência são efectuados através dum helpdesk online
  • O suporte é prestado através de uma ligação remota
Existem outras características comuns:
  • A subscrição mínima é de um ano
  • A renovação do serviço acontece automaticamente por um período igual de um ano
  • No caso de querermos cancelar o serviço temos enviar aviso de rescisão antecipado de 30 dias
  • Normalmente não inclui deslocações, portes, peças, consumíveis, reinstalação de sistemas operativos, actualizações de software nem substituições de equipamento.
Claro que existem outras extensões a estes serviços base que permitem garantir a assistência fora de horas e nos feriados e nos fim-de-semana.


Consultor de Marketing e Informática


Repetidor de wireless - solução mais potente.

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segunda-feira, agosto 19, 2013

Self-catering rentals

O self-catering rentals ou arrendamento temporário em alojamento local caracteriza-se por a propriedade ser arrendada para utilização dos hóspedes sem serviço de refeições, daí o termo em inglês ‘self-catering’, que o diferencia do bed and breakfast, alojamento feito em casas ou apartamentos, com os proprietários na residência e que incluem pequeno-almoço.

Os termos “travelling to lisbon”, “travelling to alentejo”, “travelling to troia” or “travelling to comporta” fazem parte da gíria associada a este tipo de inovação.

As primeiras atracções são os centros históricos, tal como Lisboa, Sintra, Cascais e Alcácer do Sal.

Encontra-se também este tipo de oferta em zonas residenciais como Campo de Ourique, Estrela, Parque das Nações e Avenidas Novas. Começa a aparecer em determinadas localidades do Alentejo tal como Alcácer do Sal, Comporta e Tróia.

Nas cidades o ambiente da casa é sempre mais personalizado e o serviço mais completo. Em muitos arrendamentos os serviços aproximam-se muito dos serviços de hotel embora sem incluir refeições, não deixam de ser oferecidas limpezas diárias ou semanais do apartamento ou quarto, com muda de lençóis e toalhas e, muitas vezes, são oferecidos, à entrada dos hospedes, fruta, chá, café, vinho ou água.

Os custos de manutenção destes alojamentos incluem TV cabo, internet wireless, água, luz e empregada de limpeza (normalmente 4 horas por semana).

Os turistas aderentes a esta opção de alojamento têm maioritariamente origens em França, Reino Unido, Espanha e Alemanha

O perfil dos viajantes pertence a famílias de classe média entre os 30 e 50 anos.

A melhor forma de anunciar a casa para este tipo de negócio é através da internet. Os hóspedes contactam através dos sites, seleccionam o apartamento e as datas e reservam o apartamento ou quarto.

A reserva é feita directamente online, complementada por contactos através de e-mail para dúvidas e confirmação. O pagamento é feito online por cartão de crédito ou por transferência bancária. É um processo bastante rápido, simples e confortável.



Qual o melhor fornecedor de internet

Eu tenho internet da PT Comunicações que agregou a Telepac, vindo agora tudo junto na mesma factura.

Hoje é segunda-feira e estou sem internet desde quarta-feira de manhã da semana passada. Estou há cerca de 120 horas sem me resolverem o problema.

Começaram por me quererem obrigar a ligar para o 16209 a pagar 0,14 € por minuto para reportar o problema. Obriguei-os a aceitar o problema através do 16200 que é chamada grátis. O serviço deixou de funcionar por culpa da PT e ainda querem que eu lhes pague chamadas para lhes comunicar um problema que é deles?

Na quarta-feira só à terceira reclamação é que alguém se dignou começar a fazer testes à ligação. Como não conseguiu resolver disse-me que ia passar ao suporte.

Na quinta-feira ligou-me um senhor que tornou a testar tudo e disse que era necessária uma intervenção local.

Na sexta-feira ligou-me outra pessoa a dizer que a intervenção local tinha de ficar para a próxima segunda-feira.

Como barafustei e tornei a repetir que tenho uma loja online que preciso de monitorizar constantemente e através da qual posso receber uma encomenda a qualquer momento e que também presto assistência informática remota a clientes que têm software de facturação a funcionar nas suas empresas, então mandaram-me um técnico já depois das 20 horas.

O técnico voltou a fazer todos os testes, inclusivamente substitui o router, mas não resolveu nada. Acabou por ir à central e disse que encontrou lá uma placa com uma luz vermelha, motivo pelo qual tinha de passar o problema para o nível seguinte de suporte e para a equipa de transmissão.

Hoje, segunda-feira continuo sem internet, já voltei a reclamar para o 16200. Liguei para o técnico que cá esteve e ele disse-me que tinha a avaria novamente com ele. Perguntei-lhe porque não tinha continuado a avaria na sexta-feira e respondeu-me que os procedimentos são assim.

Isto é, por causa da burocracia interna e da incompetência de atendimento, preferem deixar o cliente parado.

Estou activamente a procurar uma alternativa de fornecedor de telecomunicações. Não quero continuar a trabalhar com um fornecedor que despreza a actividade da minha empresa.

Aceito sugestões sobre um novo fornecedor. Adicionem comentários, por favor.


Post update:
O rapaz foi à central agora por volta das 15 horas e resolveu o problema. 
Porque será que não resolveu o problema na sexta-feira? 
Será porque é pago pela PT à chamada?
Foram 120 horas de indisponibilidade do serviço - 5 dias - 17% do mês


terça-feira, agosto 13, 2013

Continuamos a fugir aos impostos

Hoje estou a fazer o apuramento do IVA para pagar o imposto devido.

Quando faço uma despesa em qualquer estabelecimento comercial peço sempre factura para poder deduzir o IVA pago em despesas na contabilidade da minha firma, tal como a legislação assim prevê que se faça.

Ao lançar as facturas de despesas reparei no seguinte pormenor:

  • No dia 01-04-2013 fiz uma deslocação a um cliente e tive de almoçar por lá num restaurante. Paguei 8,20 € pela refeição. Pedi a factura para adicionar às despesas da firma e deram-me a factura nº 002/0000075.
  • Voltei ao cliente no dia 10-04-2013 e tive de voltar a almoçar por lá. Como tinha gostado do restaurante voltei a ir lá almoçar. Desta vez paguei 7,25 € pela refeição. Pedi novamente a factura para adicionar às despesas da firma e deram-me a factura nº 002/0000079.
Hoje ao lançar as facturas reparei que entre o dia 01-04-2013 e o dia 10-04-2013, ou melhor entre as minhas duas refeições, o restaurante só passou 4 facturas.

Ambas as facturas que me foram passadas são facturas certificadas, o que implica que o restaurante tem uma facturação superior a 100.000,00 € por ano.

Será que vamos continuar a ter pessoas sem princípios a continuar a fugir aos impostos enquanto outros cidadãos pagam os impostos por eles? Claro que vamos. Está à vista.

Será que o governo considera que a legislação que obrigou os comerciantes a instalar programas certificados está a ser um sucesso? Claro que considera. Vemos as notícias.

Será que o sistema informático das finanças não consegue detectar estas situações, agora que recebe todos os meses o ficheiro SAF-T com a actividade das empresas? Claro que consegue.

Será que custa muito aos cidadãos honestos pedir sempre factura para não fomentar este roubo ao bolso dos outros cidadãos? Claro que custa. Nalguns casos são cúmplices ao poupar no IVA.

Será que os portugueses não conseguem ter a mesma responsabilidade social dos países desenvolvidos do norte da Europa? Claro que não conseguem. Até nem estão no norte da Europa.

Conclusão: 
Continuamos a fugir aos impostos e não passamos de um país com uma grande quantidade de ladrões desde as classes altas às classes baixas.

Peço desculpa pela minha honestidade a quem não gostar do que escrevo.



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quinta-feira, agosto 08, 2013

Cheap Holidays in Portugal

When it comes to thinking on vacation, it is increasingly necessary to take the current economic situation into account.

Despite the crisis, the demand for hotels is rising this summer.

However entrepreneurs hoteliers complain that billing summer will not offset the losses of winter. As such prices increase.

We all know that few people do in winter holiday with the exception of those who seek peace and quiet places or engaging in activities associated with winter season.

However, more and more people take the opportunity to rent one of the rooms that are available to try to minimize the difficulties of the budget that will increasingly shortening the measures of this government.

Of course this type of offer has therefore seeks permits that may be cheap holiday in Portugal.

The site airbnb.com is a facilitator who brings together people who want to rent a room with people who want to get a cheap holiday in Portugal.

Try it here.



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Férias baratas em Portugal

Quando se trata de pensar em férias, cada vez mais é necessário ter a actual situação económica em conta.

Apesar da crise, a procura de hotéis está a aumentar neste verão.

Contudo os empresários hoteleiros queixam-se que a facturação do verão não vai compensar as perdas do inverno. Como tal aumentam os preços.

Todos nós sabemos que poucas pessoas fazem férias no inverno com excepção daquelas que procuram locais de paz e sossego ou a prática de actividades associadas à estação invernosa.

Entretanto, cada vez mais pessoas aproveitam para alugar um dos quartos que têm disponíveis para tentar minimizar as dificuldades do orçamento que cada vez mais vai encurtando com as medidas deste governo.

Claro que este tipo de oferta tem procura, pois possibilita que se façam férias baratas em Portugal.

O site airbnb.com é um facilitador que põe em contacto as pessoas que querem alugar um quarto com as pessoas que desejam conseguir uma férias baratas em Portugal.

Experimenta aqui.



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A ingerência das empresas nos governos

Sejam eles provenientes dos homens do ouro e das motas, do grupo das cidades, do reino das bejecas ou de outras origens, os gestores que tiveram ou mantêm cargos em aberto nas empresas onde trabalharam estão sempre amarrados a interesses e culturas que impedem ou limitam a sua plena actuação em conformidade com os interesses públicos do Estado.

A implementação de monopólios através da fusão de empresas participantes em oligopólios, que inibem a mão invisível da economia de estabelecer o equilíbrio e ajuste automático da oferta e da procura, que determinam a violação concorrencial que destrói pequenas e médias empresas, inibe o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de novos mercados.

As autoridades da concorrência aceitam todo o tipo de concentrações e fusões porque estão dominadas pela ingerência das empresas nos governos.

Seria bom profissionalizar os políticos através de educação e formação formal que os habilitasse para serem gestores defensores da causa pública. Os gestores de empresas deve estar noutro ramo independente.

Só assim os governos poderão legislar de modo a não serem chantageados pelo sistema financeiro que acaba por confiscar e delapidar os bens dos contribuintes até ao ponto da miséria social.

É necessário que surjam novos partidos que vivam de si próprios, que sejam integrados por pessoas com objectivos patrióticos e sem interesses em tachos. É necessário que os partidos não estejam dependentes de submersas contribuições pecuniárias de empresas que alteram a funcionamento natural das democracias e compram a sua ingerência em futuros governos.

Os eleitores têm de abrir os olhos e rejeitar partidos que não sirvam o interesse público. Pode parecer utópico mas está nas mãos dos eleitores determinar a mudança. Em vez de ficarem comodamente em casa agarrados à televisão lamentando os acontecimentos devem exercer a sua cidadania e intervirem activamente num novo projecto de futuro.

As soluções futuras não têm a ver com direita ou esquerda nem com partidos que já mostraram a falta de respeito pelo cidadão comum e que devem ser votados à ignorância nas próximas eleições. Tem a ver com pessoas verdadeiramente independentes, que não estejam desligadas temporariamente desses partidos para iludirem os eleitores como está a acontecer actualmente. Alguns partidos têm um candidato oficial e um candidato temporariamente dissidente. Tem a ver com patriotismo, inovação, criatividade e acima de tudo com respeito e honestidade.

Viva o futuro.



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quinta-feira, agosto 01, 2013

Comprar detergentes amigos do ambiente

Tanto as empresas como os lares consomem diariamente produtos de higiene e limpeza.

Os produtos amigos do ambiente, biodegradáveis, cujos fabricantes têm preocupação com a natureza e preservação do meio ambiente são os que se aconselham consumir para também preservar a sua saúde. Devem-se utilizar produtos acreditados e certificados que protegem o bem estar das pessoas e o meio ambiente.

A maioria dos produtos de higiene e limpeza estão disponíveis no mercado em modo diluído que levam a uma frequência de compra alta. Embora os custos por embalagem sejam baixos, os  custos por utilização são elevados . Os produtos concentrados permitem diluições adaptadas às necessidades específicas de limpeza, permitindo um custo de utilização mais baixo que nos produtos fornecidos já diluídos. Além disso são fornecidos dispensadores e aplicadores que doseiam a quantidade perfeita para cada tipo de utilização.

Ao utilizarmos produtos concentrados reduzimos o número de embalagens utilizadas, o que nos permite reduzir em cerca de 70% as embalagens que vão para o lixo.

A probabilidade de desenvolver alguma forma de cancro, doença respiratória crónica ou alergias baixa drasticamente ao utilizar produtos seguros para a sua saúde e para o ambiente.

Tipos de produtos de higiene e limpeza:

Cuidados com a Roupa
  • Detergente de Roupa Industrial
  • Amaciador de Roupa
  • Spray Tira Nódoas
  • Pré-lavagem de Nódoas Difíceis
  • Multi-Usos Super Concentrado
  • Branqueador à Base de Oxigénio (para substituir a lixívia)
  • Limpa Vidros
  • Ácido Orgânico
  • Pastilhas para Máquina de Loiça
  • Líquido para Lavar Loiça Manual
  • Anti-Gorduras e Limpa Inox
  • Frascos Diluidores
  • Pulverizadores
  • Gel Limpa Fornos
  • Limpa Metais
  • Limpa Vidros em Espuma
  • Cera para Móveis
Proteja o planeta dos seus filhos comprando produtos de higiene e limpeza biodegradáveis e que são fornecidos em forma concentrada permitindo reduzir em 70% o número de embalagens que deita para o lixo.

Comprar detergentes amigos do ambiente numa loja online permite outras vantagens:
  • É rápido e fácil
  • Os preços são mais baixos pois os custos de distribuição são menores
  • Pode ver e analisar comentários de clientes anteriores
  • Maior selecção de produtos online
  • Cupões de desconto imediato
  • Não existem filas nem pessoas excêntricas com quem lidar
  • Não tem de se deslocar
  • Pode comprar com privacidade
  • Pode encomendar a partir de qualquer lado em que tenha acesso internet e à hora que quiser
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Como comprar detergentes online



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domingo, julho 28, 2013

Ficheiro SAF-T 1.02

Devido a alterações na legislação, todos os ficheiros SAF-T referentes a facturação posterior a 1 de Julho de 2013 devem ser enviados no formato da versão 1.02, sendo que o site e-factura da AT deixa de aceitar a versão anterior dando erro.

Se a versão instalada do seu software ainda não extrai o ficheiro SAF-T na versão 1.02 tem de proceder à actualização do software.

Têm direito à actualização sem custos (não inclui serviços de instalação):
  • Clientes que adquiriram a licença há menos de um ano 
  • Clientes com contrato de actualização activo 

Confirme a versão do seu ficheiro SAF-T e se necessitar de instalar actualização contacte o nosso suporte.




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sexta-feira, julho 26, 2013

PME Digital

Algumas das micro-empresas e PME ainda não utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

A utilização das TIC é decisivo para o aumento da produtividade e competitividade das empresas. A Comissão Europeia criou a "Agenda Digital para a Europa" que visa dinamizar as políticas europeias para a sociedade de informação.

Os benefícios económicos e sociais baseados na utilização da internet são incontestáveis.

Existem muitas empresas com menos de 10 trabalhadores que ainda não aderiram à utilização de computadores nas suas operações diárias e ainda não usam a internet e sites de empresa ou lojas online para dinamizarem e comunicarem os seus negócios.
  • Só 62% das empresas com menos de 10 trabalhadores utilizam computador
  • Só 53 % das empresas com menos de 10 trabalhadores têm ligação à internet
  • Só 40 % das empresas com ligação à internet o fazem através de banda larga
  • Só 17 % das micro-empresas têm presença na internet através de um site ou loja online

Para empresas com mais de 10 trabalhadores, as actividades que registam menores níveis de ligação à internet, ou seja não têm ligação, são:
  • Alojamento, Restauração e Similares - 74%
  • Construção - 91%

Das restantes, quanto à existência de site:
  • Construção - 37%
  • Alojamento, Restauração e Similares - 45%
  • Indústrias transformadoras - 48%

Relativamente ao Comércio por Grosso e a Retalho apenas 61% das empresas têm presença na internet

As empresas existentes e as novas empresas devem apostar na inovação e no uso intensivo das tecnologias de informação para conseguirem competitividade tanto a nível local, nacional e internacional.

Para tal, devem procurar os produtos adequados, os serviços técnicos e a consultoria recomendáveis para o arranque de novas empresas.

Devem confiar em entidades que ajudem no planeamento das operações que levarão à concretização dos seus objectivos com sucesso.


Soluções a procurar para tornar a utilização das TIC uma realidade na sua empresa e tornar-se numa PME Digital:
  • Consultoria
  • Computadores
  • Software de gestão
  • Criação e implementação de website institucional
  • Instalação e manutenção de loja online
  • Software de produtividade
  • Alojamento web
  • Gestão do relacionamento com o cliente - CRM e HelpDesk
  • Facturação Certificada
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sábado, julho 13, 2013

Como guardar uma mensagem de erro em ficheiro


Por vezes durante a operação de uma aplicação ou utilização de um sistema operativo podem aparecer mensagens. Nem todos as mensagens são erros, algumas são simplesmente informação.

Quando as mensagens, de erro ou informativas, não impactam a operação da aplicação ou do sistema operativo, devemos guardá-las para serem analisadas posteriormente.

Temos duas alternativas:
  • Escrevemos manualmente a mensagem, ou
  • Guardamos o écran correspondente.

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Como extrair o ficheiro SAF-T no Sage Retail ou no GesPos


Para extrair o ficheiro SAF-T no Sage Retail deverá seguir os seguintes passos:
  • Entrar na aplicação Sage Retail Backoffice
  • Ir a Sistema > SAF-T(PT) Global > Exportação SAF-T(PT)

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Comunicação de documentos de transporte à AT


Para comunicar documentos de transporte no Sage Retail deverá seguir os seguintes passos:
  • Entrar na aplicação Sage Retail Backoffice
  • Crie o documento de transporte que deseja e grave o documento no final (não imprima já)
  • Ir a Sistema > Comunicação dos documentos de transporte

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sábado, julho 06, 2013

Golpe de estado baseado na chantagem

Como é possível que uma única pessoa, de um partido que está em terceiro lugar em termos de representação parlamentar, consiga acabar com um governo através de um "golpe de estado" baseado na chantagem, sem conhecimento prévio das principais personalidades do seu próprio partido? Primeiro apresenta a demissão irrevogável e agora já quer ser vice-primeiro ministro. 

Como é que o partido maioritário, só para se manter no poder, se deixa manipular desta forma e como é que o segundo partido vai consentindo estes atropelos à democracia?

Será que o Presidente da República também vai embarcar nesta chantagem sem precedentes e nesta falta de respeito pelos cidadãos eleitores? Será que vai pensar que um governo alicerçado na chantagem vai criar confiança aos investidores e ao mercado? Espero bem que não.

Onde é que estão os eleitores que se juntaram em 15 de Setembro na Praça de Espanha? Será que os eleitores estão desmotivados para continuar a lutar pela manutenção da democracia e pelo futuro dos seus filhos e netos?





Assistência Informática
Suporte às marcas representadas: itBase, Ponto 25, Sage,
Wareguest, WinRest, Wintouch, XDPeople, ZoneSoft, Microsoft


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quinta-feira, junho 27, 2013

Uma história interessante sobre ofertas de emprego

Há algum tempo atrás recebi uma oferta de emprego para Consultor Comercial.

Tratava-se de promover e vender produtos e serviços na área da informática, incluindo assistência informática, computadores, consumíveis, equipamentos de ponto de venda e software de facturação.

Correspondia exactamente ao meu perfil e prometiam um ordenado fixo acrescido de comissões dependentes do desempenho. Decidi responder enviando o meu Curriculum Vitae.

No dia seguinte,  pelo telefone, fui chamado para uma entrevista. Tentando evitar uma deslocação sem frutos, perguntei quais eram as condições mas disseram-me que não podiam informar isso pelo telefone. Como preciso de ganhar a vida aceitei a marcação da entrevista.

Quando cheguei, fiquei durante algum tempo na entrada sem ninguém me atender. De repente apareceu uma pessoa esbaforida por ter acabado de falar ao telefone com um potencial cliente que me perguntou: - Já o atenderam? Face à minha resposta negativa, ele disse-me: O Doutor já vai atendê-lo.

Passados vinte minutos, após ter passado alguém por mim a correr em direcção à porta da saída, o Doutor gritou de lá: - Quem está a seguir?

Olhei à minha volta e como não vi mais ninguém, entrei.

Ordenou que me sentasse. Assim o fiz. Disse: - Traz o seu Curriculum impresso? Respondi que não. Com má cara então o Doutor lá se decidiu a gastar uns tostões de tinteiro para ter o meu CV em papel.

Após ter terminado a impressão, desfolhou o meu CV durante alguns minutos e disse: Muito bem!
De seguida, perguntou-me: Qual é o seu pior defeito?

Eu que até sou um rapazinho apresentável e orgulhoso do meu ser, disse-lhe: - Não encontro em mim defeitos relevantes. Para mim estava tudo bem. Convivo muito bem comigo próprio. Mas para ele não estava. Respondeu-me: - Pois, você tem um defeito importante, Tem falta de auto-crítica.

Fiquei respeitosamente calado.
Disse-me que brevemente iria ser contactado para uma segunda entrevista.
Levantei-me, despedi-me cordialmente e saí porta fora.

Passados dois dias contactou-me para ir à segunda entrevista. Sabem o que eu fiz? Não fui.

Sabem porquê?

Pergunto: - Será que alguém consegue sucesso num relacionamento com outra pessoa, seja ele de que tipo for, começando por queres descobrir defeitos nessa pessoa?

...



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sábado, março 23, 2013

Consultoria Imobiliária - Arrendar casa

Actualmente cada vez mais pessoas procuram o serviço de um especialista imobiliário para apoiar na compra, venda e arrendamento das suas casas, seja para investimento ou habitação própria.

Uma transacção imobiliária é complexa, exige experiência e conhecimentos técnicos para ser completada com sucesso.

O arrendamento representa hoje entre 50% e 60% da transacções sendo um área de trabalho muito interessante tanto para as imobiliárias como para os investidores que compram imóveis para colocarem no mercado do arrendamento.

É na periferia das cidades que se encontram os preços de arrendamento mais competitivos, onde o valor médio de arrendamento se situa entre os 300 e os 500 euros mensais, com predominância para os valores mais baixos.

Alguns proprietários ainda têm a tendência em concretizar as transacções por si próprios mas acabam por perder no tempo que levam a conseguir efectuar a transacção. Alguns arrendatários ainda procuram a informação dos vizinhos e amigos para arrendarem uma casa o que os leva a caírem em situações ilegais.

A rapidez da intervenção do consultor imobiliário põe o imóvel a render mais depressa devido à vasta rede de partilha existente nas organizações imobiliárias. O imóvel é promovido a nível local, nacional e internacional.. Contas feitas, compensa pagar a comissão de mediação. Os meses em que a casa está vazia só dá prejuízo.

Tem-se registado uma diminuição das operações de compra e venda devido à complexidade dos processos e do acesso ao crédito bancário, tendo aumentado o número de transacções com reprovação do acesso ao crédito.Os valores médios da transacções tiveram uma quebra à volta dos 15% indicador que mostra que os preços dos imóveis baixaram.

Em contrapartida, vende-se mais barato mas também se compra mais barato pelo que trocar de casa é mais ou menos equivalente às situações em que o mercado estava em alta.

A contenção económica e financeira, o aumento do desemprego, a crescente mobilidade no emprego são factores que têm contribuído para a dinamização do mercado do arrendamento.

A maioria dos imóveis arrenda-se entre um e três meses, levando os restantes mais de quatro meses a conseguirem serem arrendados. No primeiro caso, a intervenção de um bom consultor imobiliário que ajude a estabelecer um preço adequado ao mercado através de um estudo comparativo de mercado é uma mais valia muito importante.

O tempo médio de ocupação de uma habitação pelo arrendatário varia entre um ano e três anos na maioria das situações e entre seis meses e um ano para os restantes casos, sendo aqui também o papel do consultor imobiliário determinante na selecção e filtragem potencial arrendatário.

Houve um aumento do mercado de arrendamento em relação ao ano anterior. A oferta está a acompanhar a procura.

terça-feira, março 19, 2013

Moradia T3 para Venda, Santa Susana, Alcácer do Sal, 135 m2

Moradia T3 para Venda, Santa Susana, Alcácer do Sal, 135 m2


Moradia em Santa Susana, Alcácer do Sal, usada em bom estado de conservação a 30 minutos da praia da Comporta e a 1 km da barragem de Pego do Altar. Com garagem para 1 carro e quintal com possibilidade de ser usado como horta ou jardim. Alpendre coberto.

Inserida em aldeia típica alentejana localizada em zona de campo com bonita paisagem natural. Ambiente calmo e sossegado, caracterizado por residentes cordiais e simpáticos.

Área total de 135,15 m2 e área útil de 103,35m2. 3 quartos (1 suite), 2 WC, sala grande com lareira, cozinha com mobiliário típico do Alentejo, sótão acabado e com protecção climática, divido em três divisões, janelas com vidros duplos e com portadas de segurança.

Frente da casa virada a sul. Elevada percentagem de dias soalheiros.

Razão da venda: preciso de estar mais perto do meu neto.

CONTACTE-ME AGORA
+351 96 309 17 04

sexta-feira, dezembro 14, 2012

Construa o seu POS - factura simplificada


Construa o seu POS - factura simplificada
Precisa de substituir a sua registadora porque ela não emite a factura simplificada em conformidade com a legislação?
Tem algum equipamento usado que possa aproveitar para reduzir o investimento?
Se precisa de equipamento, nós ajudamos na sua selecção.
Faça você mesmo, construa o seu POS, pois é muito fácil.
Siga os seguintes passos:
  • Escolha o software certificado aplicável à sua actividade - aqui
    1. Para comércio a retalho aconselhamos o XD POS - Easy
    2. Para restauração aconselhamos o XD REST - Easy
Se quiser seguir os nossos conselhos, tem todos os produtos aconselhados, aqui abaixo. Basta adicioná-los ao carinho de compras e confirmar a encomenda. Entregamos no prazo de cinco dias no seu domícilio (excepto em situações de rotura de stocks).
Se desejar comprar uma das nossas soluções competas, encomende aqui.
Relativamente à instalação e implementação, quando receber o equipamento, se achar que consegue instalá-lo sozinho, siga os seguintes passos:
Atenção: só deve ligar a corrente aos equipamentos depois de estarem interligados entre si.
  • Desempacote todos os equipamentos e coloque-os no local definitivo de utilização;
  • Ligue o cabo de sinal do monitor à por ta de ligação de monitor no computador e ligue o cabo de corrente do monitor à tomada;
  • Lique o cabo USB da impressora entre esta e uma das portas USB do computador e de seguida ligue a fonte de alimentação à impressora e depois ligue esta à tomada de corrente;
  • Lique o cabo da gaveta à parte de trás da impressora;
  • Finalmente ligue o cabo de alimentação do computador à tomada;
  • Agora que está tudo interligado, carregue nos botões de ligar dos equipamentos pela seguinte ordem: impressora, monitor, computador.
Se todos os passos foram executados com sucesso, seguir-se-á o seguinte:
  • Sistema operativo Windows - o sistema operativo pré-instalado arrancará e deve seguir o processo inicial de configuração
  • Sistema operativo Linux - Deverá introduzir PEN USB para instalação do sistema operativo LINUX
Após ter o sistema operativo estar instalado e a ligação à internet disponível (opcional mas aconselhável) deve instalar o software de gestão.
Depois do software de gestão estar instalado deve-nos contactar para activar a licença do seu software.
Se preferir que nós façamos todo o processo de instalação e implementação, deve incluir uma das seguintes opções na sua compra
Encomende agora o seu POS. Se necessitar de ajuda não hesite em contactar-nos.

domingo, dezembro 09, 2012

Emprego - como aliviar o flagelo de estar desempregado

A ti que apoias e gostas de participar nas campanhas do banco alimentar, que fazes questão de ir ao supermercado e comprar algo para garantir a sobrevivência de algumas pessoas e das suas crianças, pergunto: Sabes que existem pessoas a conseguir pôr o leite das suas crianças na mesa e a pagar a luz e a água através das vendas por catálogo?

Investiga se na tua rede de amigos existem pessoas que estão a recorrer a esta alternativa e AJUDA-AS. Ajuda-as comprando-lhes produtos, tais como: o champô que gastas todos os dias para lavar o teu cabelo, o gel de duche que nutre a tua pele, a pasta de dentes que usas três vezes ao dia, o perfume com que te sentes melhor perante os outros, os cosméticos que usas para realçar a tua beleza, o detergente com que lavas a loiça a cada refeição, etc.

Mostra que és mesmo amigo dos teus amigos e não amigo dos monopólios de distribuição que agora te fazem descontos avultados para não te perder como cliente. Antes, pagaste-lhes o preço PREMIUM (o preço mais alto possível). Pensa como agora estarás a ser influenciado nas tuas decisões de compra para compensar tão grandes descontos?

Não tenho vergonha de dizer. Eu estou a recorrer à venda por catálogo para pagar as minhas contas mensais. Infelizmente tenho visto muitos clientes da ASCMI encerrar as suas portas e ficarem insolventes. Com as novas regras de facturação tenho recebido muitos pedidos de proposta de potenciais clientes interessados em ficarem em conformidade com a nova legislação.

Muitos dos clientes que querem actualizar os seus sistemas informáticos, com substituição das suas registadoras por POS não têm dinheiro e como tal recorrem a pagamentos em prestações. Aqui surge um problema: a maioria dos pedidos de locação financeira não são aprovados.

Se tu és uma das pessoas que está a passar pelo flagelo de falta de oportunidades de negócio, de falta de ofertas de emprego e precisas de ajuda, eu posso dizer-te e ensinar-te (tal como me ensinaram a mim) como aliviares o impacto devastador que isso tem na tua dignidade.

Contacta-me
Alfredo Simões
963091704
alfredo.simoes@mail.telepac.pt

segunda-feira, novembro 05, 2012

Rent 2 bedroom apartment Oeiras


Would to rent a flat in Oeiras?

Rent 2 bedroom apartment in Oeiras

2 bedroom apartment in Oeiras, in Poets Park with sea views. Near the beach, close by the Oeiras Park Shopping Centre. Suitable for persons working in companies headquartered in Tagus Park or at Lagoas Park.

Porter electronic, spacious entrance hall, 1 suite with wardrobe and balcony with sea view, 1 bedroom with large closet, 2 full bathrooms, kitchen with hob, oven and boiler, treatment area for laundry, great room with fireplace and with sea view. Storage room and a parking place.

Great place for a quality residence, near the sea, shops and restaurants. Five minutes from the historic center of Oeiras.

Transportation available: buses, trains and taxis.

A quiet place to live.

Monthly rental: 750 Euros

Contact: Alfredo Simões
email: alfredo.simoes@mail.telepac.pt
telemóvel: 963091704

Alugo Apartamento T2 Oeiras



Pretende alugar andar em Oeiras?

Apartamento T2 em Oeiras, no Parque dos Poetas com vista de mar.

Perto da praia, perto do Centro Comercial Oeiras Park. Apropriado para pessoas a trabalhar nas empresas sediadas no Tagus Park ou no Lagoas Park.

Porteiro electrónico, Hall de entrada espaçoso, 1 suite com roupeiro e varanda com vista de mar, 1 quarto grande com roupeiro, 2 casas de banho completas, cozinha equipada com placa, forno e esquentador e zona de tratamento de roupa, sala grande com lareira e com vista de mar. Arrecadação e um lugar de parqueamento.

Lugar óptimo para uma residência de qualidade, perto do mar, de lojas e restaurantes. A cinco minutos do centro histórico de Oeiras.

Transportes disponíveis: autocarro, comboio e táxis.

Um lugar tranquilo para viver.

Renda mensal: 750 Euros

Contacto: Alfredo Simões
Email: alfredo.simoes@mail.telepac.pt
Telemóvel: 963091704

segunda-feira, outubro 15, 2012

Porquê nós?


Existem muitas empresas de consultoria. Podemos demonstrar numa breve análise o que nos torna diferentes. 

Apresentamos sete razões para estabelecer uma parceria com a ASCMI.
  1. Entendemos de marketing, gestão e de tecnologias de informação. Percebemos como estas disciplinas são importantes para alcançar os seus objectivos de receitas e estabelecer a suas metas de lucro.
  2. Temos um histórico comprovado de fornecimento de resultados com sucesso aos nossos clientes. Podemos comprová-lo através das nossas referências.
  3. Nós somos especialistas na geração de tráfego no seu negócio e obtenção de vendas. Poderá ter muitos potenciais clientes a visitar o seu negócio, mas se não fizerem pedidos de informação ou comprarem os seus produtos, isso não lhe permite obter resultados.
  4. Nós falamos a linguagem dos negócios, das vendas e do marketing. Não nos expressamos através de termos técnicos ou de siglas. Queremos ter a garantia de que o que falamos é entendido.
  5. Baseamos os nossos conselhos e decisões na optimização da análise baseada em métricas e dados. Não actuamos com base em palpites ou preconceitos.
  6. Nós não vamos pressioná-lo com um contrato de longo prazo. Nós acreditamos que se fornecermos resultados com valor superior aquele que lhe vamos facturar, de certeza que continuará a dar preferência à prestação dos nossos serviços.
  7. Poderá testar as nossas competências sem risco através da nossa garantia de satisfação. Garantimos a devolução do pagamento da sua avença mensal ou do valor do seu contrato se nos apresentar uma razão de insatisfação que não possamos ultrapassar.

domingo, outubro 14, 2012

Os principais problemas das empresas

Com base na análise da situação económica actual provocada pela crise de endividamento do país, tendo em conta a instabilidade social gerada pelo desemprego e baixos rendimentos da população, enumeram-se os principais problemas que as empresas enfrentam:

  • Elevada carga fiscal - O aumento da taxa de IVA sobre o consumo provocou um aumento no valor a despender pelos consumidores e diminuiu a competitividade das empresas perante os mercados. Segundo a lei da oferta e da procura, o aumento do preço faz diminuir a procura. Esta evidência básica foi subestimada pelo governo do país colocando a economia numa situação de recessão. As empresas precisam de efectuar uma eficaz gestão de produto de modo a identificar os produtos com maior potencial de gerar receitas e livrar-se dos "monos", ou seja, procederem à selecção dos produtos com uma saudável rotação de stocks.
  • Falta de financiamento de capital - Com o aumento do incumprimento por parte das empresas e com o esforço de aumento de capital das instituições bancárias o acesso a financiamento de capital encontra-se drasticamente reduzido. Algumas empresas tentam estender o prazo de pagamentos a fornecedores, utilizando os seus fornecedores como financiadores, mas esta actuação torna-se numa bola de neve que mais tarde ou mais cedo leva ao corte de fornecimentos, a cobranças difíceis, a recuperação de clientes incobráveis e consequente paragem no processo de entrega atempada de produtos ao consumidor final. O aumento do prazo de venda dos produtos passa a ser significativamente superior ao prazo de pagamentos a fornecedores, o que aumenta as necessidades de financiamento. De novo se evidencia a necessidade de fazer uma boa gestão de produto para trabalhar os produtos certos e de alta rotação.
  • Elevados custos de crédito - as situações atrás enunciadas levam a que as empresas incorram com frequência em descobertos bancários sobre os quais são cobradas elevadas taxas de descoberto e juros associados à situação. Evidencia-se a necessidade de proceder a uma rigorosa gestão financeira e a uma análise detalhada dos custos da empresa e à avaliação de como cada um deles contribui para a geração de receita. Por vezes as empresas cometem o erro grave de cortar em investimentos que contribuem significativamente para o aumento das vendas, tais como a publicidade, a assistência informática e a consultoria de marketing.
  • Dificuldade de planeamento - A instabilidade social a nível nacional e a ausência de medidas a nível europeu tendentes à dinamização da economia leva a que as empresas não consigam planear a médio prazo e acabem numa luta sem sucesso para se manterem à tona. Como poderá uma empresa investir na criação de postos de trabalho se não consegue ter indicadores positivos que lhe permitam ver uma luz ao fundo túnel? A obtenção de aconselhamento e acompanhamento (coaching and mentoring) no planeamento estratégico será uma importante ajuda para evitar o colapso.
  • Dificuldade em encontrar mão de obra especializada - Embora exista uma elevada taxa de desemprego não é fácil contratar pessoal. Ao longo dos últimos anos não houve investimento por partes das entidades envolvidas (trabalhadores, empresas e Estado) na formação especializada de quadros técnicos. Todas as famílias investiram em formações de nível superior para os seus filhos, de modo desenquadrado com as necessidades do mercado. A maioria das pessoas desempregadas não têm, nem querem ter aptidões para desempenhar um cargo comercial, como por exemplo, o de vendedor. A realidade é que todos os benefícios que uma empresa possa dar aos seus empregados estão dependentes das receitas (vendas) que essa empresa possa obter a partir dos seus clientes. Além disso, com reduzidos níveis de rentabilidade, nem as empresas nem o Estado conseguem suportar as regalias do passado. Contudo existe um nível de dignidade que não pode ser ultrapassado. Qualquer necessidade de contratação de pessoal produtivo deve ser efectuada com base em rigorosos procedimentos de recrutamento e gestão de recursos humanos, investindo em capital humano e abandonando o recurso a trabalho temporário.
  • Baixo nível de formação dos empresários - A maioria das pequenas empresas não têm gestores à altura de implementar técnicas de gestão eficazes porque não as conhecem. A legislação tem vindo a forçar a implementação de tecnologias de informação que ajudam na gestão das empresas, na análise das vendas, na selecção dos produtos mais rentáveis, na identificação dos clientes importantes e no combate à evasão fiscal. No entanto continuamos a encontrar empresários que perguntam se na sua registadora com vinte anos pode ser instalado software certificado. Ou estes empresários investem rapidamente na sua formação através de aconselhamento e acompanhamento de um profissional de marketing competente ou sujeitam-se à consequente regra da selecção natural. 
As tarefas acima indicadas podem ser facilitadas com a ajuda de profissionais especializados, tais como um consultor de informática ou um consultor de marketing. Estes profissionais podem ser contratados pontualmente para analisar um problema específico da empresa ou através de uma avença mensal em que o profissional guiará o empresário num planeamento estratégico para ir ultrapassando as adversidades e investindo no futuro. Os investimentos com estes profissionais contribuem significativamente para a geração de novas receitas e incremento das vendas. Alguns destes profissionais disponibilizam consulta online para colocação de questões iniciais relativamente aos problemas das empresas.

Pedir uma reunião

quinta-feira, setembro 06, 2012

Burro à nora

 

- Oh burro! Tu achas que aumentar os impostos vai resolver o problema da falta de dinheiro?
- (moita)
- Oh burro! Tu não vês que multiplicar uma percentagem por pouco é igual a menos pouco?
- (zurro de teimosia)
- Oh burro! Tu não vês que a maior parte dos ricos são empregados a ganhar o ordenado mínimo trabalhando numa empresa que não paga IRC porque não dá lucro?
- (indiferença)
- Oh burro! Tu não vês que alguns até se despediram a eles próprios para sacar o subsídio de desemprego?
- (arranque)
- Oh burro! Vais continuar de olhos vendados à volta do poço trazendo os alcatruzes cada vez mais secos até um dia caíres à fome e sede?

Não sejas como este burro. Para saberes como podes resolver o teu problema de falta de dinheiro ou mesmo duplicar os teus rendimentos actuais, clica aqui.

sábado, julho 21, 2012

Queres ampliar os teus rendimentos?

Há umas semanas atrás contactaram-me e disseram-me:
  • Estou a telefonar-te porque tenho algo importante para falar contigo. Estou a trabalhar com um grupo de empresários de norte a sul do país e, neste momento, procuramos 2 a 3 pessoas com determinado perfil e, do que conheço de ti, julgo teres o perfil adequado, no entanto gostava de te fazer uma pergunta.
A pergunta foi:
  • Faz sentido neste momento da tua vida, fazer algo para além do que estás a fazer para ampliar os teus rendimentos?
Perante esta pergunta, fiz as seguintes perguntas a mim próprio?
  • Estás satisfeito com:
    • As tuas perspectivas de futuro?
    • Os teus rendimentos actuais?
    • A tua actividade actual?
    • As tuas relações de trabalho?
    • A tua falta de tempo?
  • Procuras:
    • Um novo desafio?
    • Saldar dívidas?
    • Maior realização pessoal?
    • Criar património ou viajar?
    • Contribuir mais socialmente?
Após ter respondido vários NÃO ao primeiro grupo de perguntas e ter respondido vários SIM ao segundo grupo de perguntas, pensei.

Pensei na hipótese de me estarem a oferecer uma oportunidade para ter de vender algo que as pessoas não quisessem. Disso já estava farto, farto de tentar vender produtos de segunda necessidade que nesta fase da crise da economia as pessoas não podem comprar.

Pensei mais:
O que tenho a perder?
Sem analisar a proposta que me querem fazer não posso ENTENDER o que é!

Decidi ouvir a proposta e aceitei AJUDAR outras pessoas.

E para ti?

Faz sentido neste momento da tua vida, fazer algo para além do que estás a fazer para ampliar os teus rendimentos?


Se sim, clica aqui para me informares como nos podemos contactar.

Visita http://www.genialteam.com/ para obteres informação inicial.