Quem é o público-alvo da sua empresa? Compreender o comprador é fundamental.
Damos como exemplo a persona "Maria da Papelaria". Não esqueça de adicionar um avatar para melhor memorizar o personagem. Deve criar a sua estratégia de conteúdos com base na sua persona.
Persona
Maria da Papelaria
Função
Vender revistas, jornais, papelaria, tabacos e jogos Santa Casa
Título
Sócia-gerente
Métricas de sucesso
Volume de vendas ao fim do dia / semana / mês / ano.
Dia típico
- Abre a loja às 7h e atende clientes
- Almoça à pressa
- Faz as devoluções
- Procede à limpeza da loja
- Fecha às 20h
Competências necessárias
- Atendimento de clientes
- Arrumação de revistas e jornais
- Limpeza da loja
- Conhecimentos básicos de facturação
- Controlo de caixa
Conhecimentos e uso de ferramentas
- Instrução básica
- Alguma capacidade de organização
- Arrumaçãso e apresentação de produtos
- Utilização de sistemas POS
- Utilização de software de facturação
- Formação básica do sistema operativo Windows
- Formação básica de programas de produtividade
Hierarquia de chefias
- Não tem chefia – é gerente
- Tem por vezes alguns empregados temporários
Empresa
- Comércio de revistas, jornais, papelaria, tabacos e jogos Santa Casa
- Forma jurídica – sociedade por quotas
- 2 a 5 colaboradores
- 2 colaboradores da direcção e restantes como empregados temporários
Objectivos
- Atender clientes que procuram a loja
- Manter atendimento rápido
Desafios
- Atendimento de clientes com rapidez
- Maximizar o volume de vendas
- Atingir economias de escalas
- Efectuar devoluções com eficácia e sem prejuízos de atrasos
Problemas e dificuldades
- Dificuldades em usar o sistema informático – assistência informática
- Necessidade de aconselhamento e acompanhamento de gestão
- Necessidade de outsourcing de recrutamento e selecção de pessoal
- Necessidade de aumentar hábitos de leitura para estar actualizada
- Necessidade de consulta de publicações online sobre o negócio
- Não existem grandes preocupações de fidelização de clientes
- Não é associada de qualquer associação do sector
- Confia cegamente no contabilista
Características pessoais
- Faixa etária 45-54
- Casada com dois filhos nas faixas etárias 18-24
- Educação escolar de secundário básico (9º ano)
Preferências de compra
- Prefere interagir com vendedores presenciais ou contactar por telefone
- Não gosta de usar sistemas de atendimento online
- Desconfiança no uso de lojas online para comprar produtos ou serviços
- Utiliza o Google somente para encontrar potenciais fornecedores
A partir deste perfil da persona, crie o marketing de conteúdo baseado nas suas características.
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