terça-feira, julho 28, 2015

Automatização de Marketing Digital

Duas das principais metas de qualquer gestor de empresas que está focalizado na concretização dos seus objectivos de vendas e de lucros são:
  1. Gestão do relacionamento com os clientes actuais
  2. Geração de novas oportunidades de negócio através da captação de clientes potenciais
A gestão do relacionamento com os clientes é de extrema importância pois deve assegurar o acompanhamento dos actuais clientes de modo a confirmar a sua satisfação com a oferta da empresa e ao mesmo tempo garantir que estão pouco abertos a aceitar os assédios dos concorrentes.

A gestão do relacionamento faz-se recorrendo a ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que asseguram o acompanhamento do ciclo de vendas desde a aquisição dos novos clientes até ao fecho dos negócios com sucesso. 

As ferramentas de CRM permitem também avaliar o potencial de acções de upselling e cross-selling junto dos clientes actuais e gerir as campanhas de marketing adequadas à concretização dessas acções através de email marketing e telemarketing. Permitem também desencadear campanhas de captação de clientes potenciais.

A geração de novas oportunidades de negócio pode ser iniciada através de campanhas suportadas pelas ferramentas de CRM e através de páginas de destino que captura informação básica sobre os visitantes dos sites ou loja online da empresa quando acedem a determinados conteúdos previamente criados e disponibilizados com o objectivo de capturar informação de novos clientes. A publicidade online também é uma forma eficaz de captação de novos clientes.

Desde a primeira visita do potencial cliente ao site ou loja online da empresa até á formalização de uma encomenda ocorre um ciclo de venda que deve ser integrado com o CRM para possíveis contactos de desenvolvimento de negócio ou envio de e-mails de incentivo à encomenda.

Para obtenção de economias de escala, o processo de captação de novos clientes deve ser dinamizado através de ferramentas de automatização de marketing que envia e-mails de incentivo automaticamente e que gera alertas para contactos de telemarketing.

É imprescindível que se proceda à medição analítica dos resultados destas acções para assegurar que se está a agir correctamente e para implementar melhorias que se afigurem necessárias.


Consultor de empresas


Por favor, deixe-me saber a sua opinião na secção de comentários abaixo.