sexta-feira, abril 03, 2015

Assistência informática nas empresas

As empresas com maior dimensão sempre tiveram o seu técnico responsável pela informática que garantia o suporte aos utilizadores e a assistência informática à empresa.

Entre outras actividades, este técnico de informática ajudava os utilizadores a ultrapassar a resposta aquelas mensagens inesperadas que vão aparecendo em qualquer computador. As respostas erradas têm causado graves problemas na operacionalidade das empresas.

Além destas responsabilidades básicas, o técnico de informática também prestava outros serviços de assistência informática às empresas:

  • Reparação de problemas de hardware;
  • Adição de novos componentes nos computadores, tais como placas de rede, placas gráficas, extensões de memória e substituição ou adição de discos rígidos;
  • Instalação e configuração de redes de computadores por cabo ethernet ou por wireless;
  • Instalação e actualização de sistemas operativos windows, linux e mac;
  • Criação e manutenção de sites e lojas online;
  • Selecção e compra de novos equipamentos e negociação de condições com fornecedores;
  • Selecção e compra de programas de software aplicáveis à operação da empresa;
  • Renovação e negociação de contratos de prestação de serviços;
  • Etc.
Actualmente as empresas estão empenhadas em reduzir ao mínimo as despesas com pessoal, pelo que algumas deixaram de ter o técnico de informática para prestar a assistência informática à empresa. Passaram a recorrer aos conhecimentos pontuais de outros colaboradores que em situação de crise tentam desenrascar.

Algumas dessas empresas já perceberam o prejuízo associado à indisponibilidade dos sistemas informáticos. Toda as operações da empresa, especialmente as funções do departamento de vendas, são afectadas pela paragem dos computadores.

Aquelas que estão altamente empenhadas em resultados e que dependem da informática já optaram por entregar a assistência informática da empresa a entidades responsáveis e competentes que através de um outsourcing do departamento de informática garantem a operacionalidade da empresa.

As empresas que vamos encontrar no mercado de amanhã dependem da informática para desenvolver o seu modelo de negócio e garantir a rentabilidade para os seus investidores. Estas empresas não correm riscos amadores e garantem a assistência informática da empresa através do outsourcing do departamento de informática.

ASCMI

Nenhum comentário: