sábado, março 23, 2013

Consultoria Imobiliária - Arrendar casa

Actualmente cada vez mais pessoas procuram o serviço de um especialista imobiliário para apoiar na compra, venda e arrendamento das suas casas, seja para investimento ou habitação própria.

Uma transacção imobiliária é complexa, exige experiência e conhecimentos técnicos para ser completada com sucesso.

O arrendamento representa hoje entre 50% e 60% da transacções sendo um área de trabalho muito interessante tanto para as imobiliárias como para os investidores que compram imóveis para colocarem no mercado do arrendamento.

É na periferia das cidades que se encontram os preços de arrendamento mais competitivos, onde o valor médio de arrendamento se situa entre os 300 e os 500 euros mensais, com predominância para os valores mais baixos.

Alguns proprietários ainda têm a tendência em concretizar as transacções por si próprios mas acabam por perder no tempo que levam a conseguir efectuar a transacção. Alguns arrendatários ainda procuram a informação dos vizinhos e amigos para arrendarem uma casa o que os leva a caírem em situações ilegais.

A rapidez da intervenção do consultor imobiliário põe o imóvel a render mais depressa devido à vasta rede de partilha existente nas organizações imobiliárias. O imóvel é promovido a nível local, nacional e internacional.. Contas feitas, compensa pagar a comissão de mediação. Os meses em que a casa está vazia só dá prejuízo.

Tem-se registado uma diminuição das operações de compra e venda devido à complexidade dos processos e do acesso ao crédito bancário, tendo aumentado o número de transacções com reprovação do acesso ao crédito.Os valores médios da transacções tiveram uma quebra à volta dos 15% indicador que mostra que os preços dos imóveis baixaram.

Em contrapartida, vende-se mais barato mas também se compra mais barato pelo que trocar de casa é mais ou menos equivalente às situações em que o mercado estava em alta.

A contenção económica e financeira, o aumento do desemprego, a crescente mobilidade no emprego são factores que têm contribuído para a dinamização do mercado do arrendamento.

A maioria dos imóveis arrenda-se entre um e três meses, levando os restantes mais de quatro meses a conseguirem serem arrendados. No primeiro caso, a intervenção de um bom consultor imobiliário que ajude a estabelecer um preço adequado ao mercado através de um estudo comparativo de mercado é uma mais valia muito importante.

O tempo médio de ocupação de uma habitação pelo arrendatário varia entre um ano e três anos na maioria das situações e entre seis meses e um ano para os restantes casos, sendo aqui também o papel do consultor imobiliário determinante na selecção e filtragem potencial arrendatário.

Houve um aumento do mercado de arrendamento em relação ao ano anterior. A oferta está a acompanhar a procura.

Nenhum comentário: