quarta-feira, dezembro 21, 2011

Adeus até ao meu regresso

Estive a ver um programa da RTP1 em que convidaram ex-combatentes do Ultramar para ver as suas mensagens de Natal que se encontram guardadas nos arquivos da RTP. Salgueiro Maia foi representado pela neta porque infelizmente já faleceu. A RTP faz parte do património nacional, faz parte da história deste país e não pode ser entregue a nenhuma entidade privada por nenhum dinheiro.

Quando era pequeno os meus pais tinham uma loja do tipo mercearia e casa de pasto. Da porta, lembro-me de ver os soldados, que tinham sido mobilizados para irem para o Ultramar, passarem a pé de mochila e armas às costas, estrada acima, dirigindo-se para um local perto de Rio de Sapos, Belas, a que chamávamos o Montalide e que pertencia à família Pinto de Bastos. Aí havia uma saibreira onde montavam o acampamento e a aí permaneciam até à data de embarcarem.

Durante a estadia faziam marchas estrada fora e alguns fugiam temporariamente do cordão para irem comprar uma sandes que a minha mãe lhes fazia à pressa. O comandante e os oficiais vinham calmamente com marcação lá jantar por vezes. Naquela altura não conseguia a avaliar a diferença com que uns e outros lá vinham.

Parabéns à RTP pela preservação da história do nosso país.

Aproveito para recordar um facto dignificante da família Pinto de Bastos e da maneira como existia uma relação duradoura e de respeito entre patrão e empregado: no cimo de Rio de sapos há um bairro de moradias construídas pelo patrão para cada trabalhador e sua família. Eram os tempos do Salazarismo. Como os tempos mudam, como não podemos dizer que estamos muito pior que naquele tempo.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Desejos de Boas Festas a todos os amigos



Senhor Presidente da República, concordo consigo

Concordo consigo, esta Europa não nos serve. A inconsciente bóia junguiana dos alemães não os liberta da tentativa de dominar os outros povos europeus. A observação xenofóbica que nos compara com alcoólicos a precisar de uma última garrafa mostra bem o conteúdo do fundo daquelas mentes. Os franceses continuam com o mesmo estilo imperialista com que invadiram os países do sul da Europa.

Eu já acreditei que as pessoas poderiam mudar e já dei algumas oportunidades a algumas para o fazerem. Saí-me mal da ingenuidade. As pessoas não mudam mesmo, pelo que agora cada vez mais tenho em conta a história da sua vida para avaliar quem são.

Mas este governo também não nos serve. Uma amiga minha zangou-se comigo porque eu disse que não votava neles. Eu já lhes tinha apanhado umas três mentiras ainda durante o deplorável anterior governo e não arrisquei. Detesto gente mentirosa e sem carácter.

As portagens nas SCUT foram aprovadas. Ontem ouvi a notícia de que houve uma redução de 40% na utilização das auto-estradas. Fazendo bem as contas a receita esperada prejudicou a receita anterior. Eu tenho uma referência JUSTA de que o Senhor é perito em contas.

Estamos em seis meses a deitar por terra toda a evolução que conseguimos durante quase quarenta anos. Eu não gostava do Socratismo mas estamos neste momento a entrar numa situação pior que a que tivemos no tempo do Salazarismo. Nós queremos um governo para nos governar e nos fazer crescer e progredir. Não  queremos um governo para destruir tudo o que a nossa geração criou e ainda por cima nos aconselhar, repetidamente, a emigrar?

Resta-nos três meses para acabar com esta farsa. Espero bem que não consigam incluir o limite ao défice na constituição senão o povo ainda vai acabar por votar na esquerda radical para recuperar o bem-estar. Precisamos de um governo de salvação nacional, composto no mínimo por três partidos e por gente honesta com sentido patriótico para mostrar que Portugal não é um conjunto de pessoas oportunistas e sem princípios.

Talvez devêssemos olhar para a decisão dos ingleses, de quem somos historicamente aliados, relativamente a esta farsa europeia.

Gostava que os portugueses tivessem um Bom Natal mas já percebi que não vão conseguir ter.

domingo, dezembro 18, 2011

Um bom motivo para alterar a constituição

Os governos deviam ser formados com um minímo de três partidos e com um minímo de 51% de representatividade da população. Iriam andar todos à cabeçada lá dentro até deitarem algo de positivo cá para fora mas é para isso que lhes pagamos. Historicamente estas maiorias formadas pela maioria dos votantes têm permitido que minorias não democráticas e preponderantes façam com que sejam sempre os mesmos a pagar. Esta sim seria uma boa razão para alterar a constituição.

Passos da receita de esparguete sem coelho

Passos:
- Pica-se uma cebola para dentro de um tacho pequeno (infelizmente não podemos ter tachos grandes)
- Pega-se na garrafa do azeite e vira-se de gargalho para baixo para aproveitar o que lá resta
- Aloira-se a cebola, pouco, porque o azeite também é pouco
- Acresecenta-se água, com fartura, para permitir rapar o prato no fim com um pouco de pão
- Abre-se uma lata de salsichas - só se usam duas que cortam às rodelas
- Deixa-se ferver o caldo
- Adiciona-se o esparguete que houver até cozer.
Atenção - nada de coelho neste esparguete