domingo, novembro 13, 2011

O seu negócio vai resistir à crise económica da dívida soberana?

Constatamos todos os dias que os negócios tradicionais continuam a fechar levando os empresários a entregar as instalações ao senhorio e armazenar os seus últimos stocks e haveres num espaço de emergência da sua habitação.

Nesta situação de crise económica em que as pessoas perderam o poder de compra, em que tentam poupar o mais possível, só vão sobreviver os negócios que se mantiverem modernizados e continuarem a apostar na inovação e nas novas formas de comércio baseadas nas tecnologias de informação.

Como receita de sucesso para a sua empresa deverá ter as seguintes preocupações:

Adopção de software de gestão

As medidas implementadas pelo governo para aumentar as receitas dos impostos, nomeadamente o objectivo de aumentar as taxas do IVA em determinados produtos e sectores de actividade vão implicar um aumento da fiscalização junto das empresas, tal como já foi devidamente comunicado. Correr o risco de não estar de acordo com as normas fiscais pode ser decisivo para o sucesso da sua empresa.
 
Aderir ao uso de software de gestão vai também permitir conhecer detalhamente quais são os clientes e produtos que garantem a grande maioria das vendas da sua empresa através da análise de relatórios fáceis e práticos de obter. Permite também ter um controlo adequado dos movimentos de caixa e das entradas e saídas de stock, além da disponibilidade de contas correntes actualizadas na hora de clientes e fornecedores.


Criação e manutenção do seu site institucional

Hoje em dia já não saímos à rua para procurar um produto que necessitamos. A primeira acção que tomamos é a de pesquisar na Internet por esse produto. 60% dos portugueses usam a Internet. A sua empresa tem de estar presente para poder participar nessa procura.
 
Se a sua empresa já tem um site mas não o voltou a actualizar, então já está fora do mercado e vai ser excluída nas tais pesquisas a que o consumidor se habituou. Além disso os motores de busca já não mostram o seu site porque eles dão preferência às páginas mais recentes que encontram. Por estas razões deve assegurar a manutenção regular do seu site.


Implementação de uma loja online

Pelo facto dos consumidores estarem a tentar poupar o máximo possível, eles vão dar a sua preferência a quem lhes proporcionar a melhor experiência de consumo com a máxima qualidade, o mínimo preço e a maior rapidez.
 
A facilidade acrescida no processo de decisão de compra, a diminuição do tempo de entrega das encomendas e a possibilidade de efectuar transacções com custos menores, com maior precisão e segurança são factores cruciais para um cliente escolher uma empresa.
 
A loja online permite que a empresa tenha uma alternativa ao comércio tradicional que lhe permite estabelecer uma presença e nível mundial, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com acesso facilitado a novos mercados.
 
Permite também diminuir a concorrência dos grandes grupos de distribuição, permite a análise do comportamento dos clientes e avaliação instantânea das tendências do mercado com base em relatórios dos produtos mais visualizados.
 
Os modos interactivos de pagamento online permitem a diminuição dos prazos de recebimento através de pagamentos antecipados e aliviam as necessidades de financiamento das empresas a curto prazo.


Garantir as actualizações de software aplicacional, de sistema e antivírus

Os fabricantes de software já começaram a cobrar as actualizações de software de modo diferente. A técnica de actualizar o software de dois em dois ou de três em três anos não vai ser possível porque agora já começaram a cobrar o número de anos que estão em atraso em vez de um único ano.
 
Por outro lado não ter o software constantemente actualizado implica correr riscos de erros que podem pôr em causa a operação da sua empresa, tais como falta de suporte pelo fabricante em caso de erros graves por falta de actualização, falta de actualizações de segurança no sistema operativo e correspondentes aplicações, ou mesmo falta de protecção contra hackers, worms e vírus que todos os dias por aí aparecem com o intuito de tornar as empresas inoperativas.
 
Actualmente uma simples actualização automática do Windows marca qualquer software como não genuíno se o seu licenciamento não for adequado.


Estabelecer um contrato de assistência informática

Estabeleça uma parceria de confiança como uma entidade que responda às suas necessidades de assistência informática com base numa mensalidade acordada sem estar dependente de facturações inesperadas à hora. Preveja um valor no seu orçamento para ter esta garantia de suporte.
 
Estabeleça um horário de suporte adequado à operação da sua empresa e garanta a monitorização do seu sistema e que as actualizações do sistema operativo, das aplicações e do anti-vírus são convenientemente instaladas fora do seu horário de operação, recorrendo a assistência remota e sem a necessidade de estar presente na sua empresa.

Seja o dono do seu negócio e não um especialista em computadores. Esta decisão vai-lhe permitir dedicar-se exclusivamente ao seu negócio, usufruir totalmente dos seus tempos livres em família e dedicar-se às pessoas com quem mais deseja estar.


Aderir a uma avença de marketing

Ser suportado por um profissional de marketing vai-lhe permitir aumentar as suas vendas. Apoie-se num profissional com experiência e formação comprovadas, tendo por base um aconselhamento especializado que lhe permitirá poupar tempo nas suas decisões.
 
Inclua neste suporte além da consultoria de marketing a análise das vendas, a gestão de produto, o estabelecimento do plano de comunicação, a implementação de publicidade online, o planeamento de email marketing associados à realização de web marketing.


Cuidar da segurança da sua empresa

Não corra o risco de uma trovoada associada a um corte repentino de energia eléctrica destruir o conteúdo do seu disco rígido, ou seja perder irremediavelmente os seus dados. Invista na aquisição de uma UPS e num suporte externo para as suas cópias de segurança.
 
Adquira um software de cópias de segurança reconhecido no mercado pela sua eficácia. Informe-se sobre a opinião de pessoas que tiveram o azar de perder todos os dados por não terem investido numa solução de cópias de segurança e partilhe da sorte de pessoas que tiveram o cuidado de garantir a segurança dos dados.
 
Com o preço do petróleo a subir constantemente as pessoas vão-se deslocar cada vez menos. Estar presente no mercado aderindo aos benefícios proporcionados pelos sistemas de informação é cada vez mais um factor crítico de sucesso para resistir à crise económica actual.
 
Instale um sistema de videovigilância para assegurar que pode rebobinar os momentos passados de modo a garantir a identificação dos responsáveis por situações anormais e assegurar a restituição dos valores declarados dos elementos danificados nesses casos.


Tome esta decisão de estar actualizado e manter-se competitivo, não com base nos custos associados em que tem de incorrer mas com base no investimento que lhe vai permitir continuar num mercado em sobressalto e em permanente evolução.
 
Espero encontrá-lo no mercado.
 
Alfredo Simões
Consultor

Nenhum comentário: