quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Saber pedir emprestado

Pelas notícias do nosso dia-a-dia chega-nos ao conhecimento de que mais uma vez Portugal teve um sucesso acima das expectativas para pedir mais dinheiro emprestado e aumentar a sua dívida. Pelo contexto ilustrado pelo congresso das exportações realizado recentemente temos uma perspectiva de aumentar as nossas exportações em 10%. Claro que este aumento não cobre uma infíma parte dos juros que temos de suportar. Por este caminho estão-nos a preparar e a formar para sabermos pedir esmola.

E produzir? Quando é que se encara que temos de produzir não só para exportar, mas sim também para nosso consumo próprio? Temos de ir ao supermercado e deixar de comprar a fruta e as batatas importadas da Europa ou da América Latina e previlegiar os alimentos produzidos em Portugal, porque estes criam emprego e diminuem as importações.

Temos também de acabar com os impérios da distribuição e dinamizar a concorrência ao criar condições e incentivos ao desenvolvimento de pequenos e médios negócios, situados na porta ao lado da nossa residência que nos permitirão passar a usar o nosso carro menos vezes, com consequências positivas para a diminuição da importação de petróleo e diminuição dos danos causados ao ambiente.

Para isso temos de desenvolver uma camada de jovens empresários com uma visão cultural e tecnológica avançada e inovadora que criará negócios modernos com base nas melhores técnicas de gestão, organização do trabalho e aplicação das melhores tecnologias.

Alfredo Simões
http://www.ascmi.com.pt/

Nenhum comentário: